quarta-feira, 2 de julho de 2014

A diferença de um trader profissional e de um principiante

É a hora - devia ter entrado.

A diferença entre um trader profissional e um principiante




      Desde 2008 acompanho o mercado  e desde  então venho procurando ser um full time trader - conheci nessa jornada diversos trades, alguns iniciantes e outros experientes.

      Ví também diversos traders começarem e desistirem ao longo da jornada, uns em um tempo mais breve e outros em um tempo mais demorado. Também passei por diversas situações desde comprar cursos com preços altíssimos que me ensinassem bobagens sobre operações até cursos excelentes que pouco consegui tirar algum proveito.
      
     Também entrei com dinheiro real, e voltei ao simulado, voltei ao dinheiro real e retornei ao simulado! Mas quantas dúvidas para um trader até que por um passe de mágica após muitas revisões de gráficos consegui entender 

COMO MUDEI MINHA PERSPECTIVA

     Eu procurei esquemas, procurei set ups, li e re-li livros e vi sistemas que funcionavam inclusive na maior parte do tempo e é isso que um trader quer, certo? Nada funciona 100% do tempo quando se opera na bolsa. Porém como entender que posso lucrar acertando 60% das vezes? ou mesmo 50%????

    É fácil olhar no papel, e acelerar o tempo, agora viver é outra história. Sim, é muito mais fácil falar e ver do que fazer e ver as barras novas se movendo no momento.
 
      Porém o que ocorre na realidade?

     Essa é uma situação que um trader enfrenta e, é ''comum'' e é onde muitos traders param e desistem, pois quantas vezes não entramos em operações  e deixamos o nosso Stop como uma área para o mercado vir e nos dar um ''stop out'', para correr para o nosso objetivo, ou compramos uma ação bem no seu topo para ver ela despencar depois, ou melhor, evitamos a compra pois essas duas últimas situações acabaram de acontecer e vemos a ação fazer exatamente o que queríamos... É a bolsa de valores não é facil! Seja Day Trade, Forex, Swing trade ou opções.

    Você vai ler ''ouro'' agora

    Ou você entende o que estará escrito, ou verá por sí só. se deixar o tempo e a sabedoria o permitirem.
Os traders que lucram na bolsa de valores, estão conectados mentalmente com o mercado, ou seja eles aceitam o cenário de probabilidades sem ter nenhuma emoção negativa ou positiva do que vai vir. Em outras palavras, eles conhecem o mercado  - com um bom treinamento em algumas semanas ou poucos meses você conhecerá o mercado -  então eles identificam uma oportunidade e entram na operação, comprando ou vendendo a ação no sinal que o mercado da  e com seu ''stop'' e ''target'' de acordo. Para eles não importa os próximos passos do mercado.

A bolsa fará o que fizer depois, eles tem um plano e o seguem, eles não hesitam por um segundo, operam sem emoções. Eles não imaginam que sabem o que vai acontecer, eles apenas entendem o ''provável'' cenário e trabalham com ele. E lucram com isso. E por vezes perdem, inclusive consecutivamente tendo não raramente 3, 4 perdas consecutivas. Porém talvez na primeira operação lucrativa que entrarem podem recuperar o lucro. Simples Assim.

Estando com sua mente aberta para  ver o que o mercado fará - sem palpitar ou achar algo, você terá sua mente aberta para aprender, não esperando que o mercado faça isso ou aquilo. Assim não terás nenhuma resistência interna. Esse é o caminho para entrar n oque muitos chamam da ''zone''  uma zona mental em que você opera apenas de acordo do que vê, minimizando suas perdas e aumentando seus lucros.

Acompanhe também a academia

 www.thedaytradingacademy.com.br 

que ensina e disponibiliza  matérias importantes sobre Day Trade .

Estou curioso para ver se você vai comentar ou não!

Estamos todos na busca para sermos melhores traders e deixar nossas emoções de lado, seja esperança seja o medo.


Saudações a todos os traders!!!!!!!!







 












14 comentários:

  1. RIP RW-TRADER
    RIP CRUDE-TRADER
    ??? TRADER PENSADOR

    ResponderExcluir
  2. Legal teu blog, eu opero na bolsa com a estratégia de Position Trade, comecei recentemente, e os resultados vão aparecer com o tempo. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luan, como é a estratégia Position Trader?? Por nome desconheço.

      se você fez os back testings e ela funciona,e você consegue seguir ela fielmente. Com certeza os resultados vão vir.

      Abraço

      Excluir
    2. Position trader é uma operação que leva de semanas até 3 ou 4 meses. Com o objetivo de pegar uma tendencia maior, com baixos custos de operação.
      Também sou position, e para mim tem dado certo.

      Excluir
    3. Position trader é uma operação que leva de semanas até 3 ou 4 meses. Com o objetivo de pegar uma tendencia maior, com baixos custos de operação.
      Também sou position, e para mim tem dado certo.

      Excluir
    4. interessante, é o equivalente ao swing trader?! conheco alguns operadores que vivem muito bem assim! Obrigado pelo comentario

      Excluir
    5. Swing trader são no máximo 10 dias. Position dura no máximo 3 meses.

      Excluir
  3. Giga, é considerado como position operações longas, tendem a durar meses ou pode chegar a anos, depende do mercado. Eu utilizo canais de Donchian para rastrear as entradas e saídas, limitando cada entrada em determinado papel a perdas máximas de 2,5% do capital.
    Esse sistema eu copio de um outro trader mais experiente, ainda não estou familiarizado a ficar montando sistemas e fazendo backtestes.

    Que programa você utiliza para testar seus sistemas?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Luan, back testing é a maneira de rever 10 anos em poucos dias, assim melhoras a tua estratégia, te familiariza com situações - te deixa MUITO mais apto a operar.

    Veja: Imagine dois pilotos de avião iniciantes, vão voar pela primeira vez, os dois seguem a dica do piloto experiente, porém um deles praticou por 10 anos em um simulador, e outro não. Quem você acha que tem mais chance de sucesso????

    Espero que você esteja acompanhando, eu utilizo a plataforma Ninja Trader. Você pode fazer o download gratuíto e usar por 30 dias e depois renovar por mais 30 dias e assim por diante sem nunca pagar enquanto não operar com dinheiro vivo.

    Com eles você pode voltar 10 anos atras como um calendário e ir página por página, dia por dia acompanhando o mercado, assim aperfeiçoando sua estratégia. E isso lhe ajudara em todos imprevistos. E acredite, o mercado é que nem uma véia louca, existe um comportamento... mas a véia fica louca e é imprevisível.

    Qualquer dúvida estou 100% a disposição.


    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Mas o Ninja trader é facil de operar? Fiz alguns testes com Amibroker mas achei meio complicado.
    Você opera utilizando quais indicadores? MM, Donchian? MACD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi seu comentario antes Luan, o Ninja Trader tem ganho muita popularidade por ser muito fácil de se operar, opero direto do gráfico.

      Ele tem cada vez mais adeptos. Para mim funciona muito bem - foi simples desde o inicio, isso que já testei uns 10..

      Excluir
  6. O ninja Trader me possibilita operar direto pelo gráfico, não preciso digitar números.

    toda plataforma é complicada no início, mas rapidamente pegamos o jeito!!!!! =D

    Eu não utilizo muitos indicadores, aliás tento não me basear neles. Todos indicadores são baseados no Preço da ação, preço das barras formadas no tempo do gráfico que você escolheu, seja dia, hora, semana, ticks etc...

    Ou seja, como o que importa é o preço da ação e o que move o preço é o número de transações, eu utilizo gráficos de TICKS, que medem o número de transações -

    ou seja com este gráfico eu tenho muito mais informações importantes!

    Indicadores são baseados em preços passados.. ou seja, eu não tomo nenhuma decisão baseado em indicadores, ee todos traders que eu conheço que lucram, usam um que outro indicador - porém se tu tirar todos indicadores, eles vão operar PERFEITAMENTE!!! além disso eles sempre tem um gráfico sem indicador algum, para não serem ''iludidos''.

    Respondendo você, eu uso a Keltner Bands, que serve como uma Rua,para identificar mais ou menos o caminho do mercado. E uso a Média Móvel de 89 como um Guia, e apenas como um guia...

    podes dar uma olhada em alguns gráficos das operações em www.thedaytradingacademy.com.br

    eu já utilizei MACD, as vezes sãos bons para uma ''extra'' confirmação, mas eu acabei tendo melhores resultados sem olhar eles.. Dochian nunca usei, nem sei o que é kkkkk MM é os mais utilizados mesmo.

    As vezes eu uso ''pitforks'' mas não para operar, eu utilizo para ter uma idéia de possíveis áreas de consolidação, em um mercado que esteja em uma tendência. Mas não muito também, estou usando mais pois um dos melhores traders que conheço utiliza e lucra muito com alguns nuances auxiliado pelas pittforks ou andrews forks..

    Um prazer poder lhe ajudar no que puder!!!!






    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir